Governo prepara vacinação de cidadãos com mais de 80 anos

Presidente do Governo diz que esta operação será complexa e exigente numa altura em que o número de vacinas a administrar diariamente ultrapassará as 300 doses.

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, disse terça-feira, 2 de fevereiro, à margem de uma visita a uma empresa de informática, que a Região está a montar uma operação de vacinação complexa, tendo em conta o número de vacinas a administrar diariamente – mais de 300 por dia – e as características de alguns grupos que receberão a vacina, como é o caso de cidadãos com mais de 80 anos, que vivem nas suas residências.

“Temos alguns grupos, cuja vacinação tem alguma complexidade. Por exemplo, as pessoas com mais de 80 anos”, disse Miguel Albuquerque.

“É preciso montar um sistema de vacinação dessa população que vive nas suas residências. É preciso ir buscá-las, concentrá-las no local de vacinação, com todas as condições de segurança e, depois, administrar a vacina de uma só vez, porque, como você sabe, isto não pode ser a conta gotas. As próprias condições de operacionalização e de administração da vacina também exige um conjunto de regras que são complexas e muito importantes”, explicou.

O Chefe do Governo referiu que a Região inicia agora uma semana muito importante no que concerne à administração da vacina contra a COVID-19, junto, como referido, de pessoas com mais de 80 anos, prosseguindo ainda a vacinação de utentes de lares em toda ilha.

O segundo lote de vacinas, composto 11.700 doses da vacina da Pfizer, que chegou à Região no passado domingo, contempla ainda a vacinação de cidadãos com mais de 50 anos e com patologias crónicas, profissionais de saúde, quer do setor público, quer do privado, forças de segurança e alguns setores da área decisória.

Dentro de duas semanas a Região receberá mais 5.850 doses que fazem ainda parte integrante do segundo lote.

Fonte: madeira.gov.pt

Partilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email