Pedro Ramos garante que Região vai recuperar taxas de vacinação nas próximas duas semanas

JM MADEIRA 28/07/2021

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil está confiante de que a Região irá recuperar, dentro de duas semanas, o atraso na vacinação contra a covid-19. Isto em reação ao facto de o arquipélago estar em último lugar no processo de imunização, como foi divulgado pelo responsável pela task-force nacional.

Pedro Ramos, que falava aos jornalistas durante uma visita à Associação Protetora dos Pobres, onde decorre uma campanha de rastreio às hepatites, disse que este é um processo dinâmico, recordando que nas últimas semanas a Madeira tem estado “sempre no pódio, em terceiro ligar, não só na vacinação completa como também na vacinação da primeira dose”.

Quanto aos últimos dados, o governante explicou com as dinâmicas próprias da Região, de ser uma ilha turística que recebe, mas de onde saem também muitos madeirenses na época de verão, sendo que este ano estão a procurar mais o Porto Santo. “Estamos a ter algumas dificuldades nos contactos e, por isso, a razão dos ‘open days’ que foram criados”, reconheceu, anunciando que haverá um ‘open day’ na ilha dourada em agosto.

“Também fomos surpreendidos com as alterações no tempo entre a primeira e a segunda dose da AstraZeneca e da Pfizer, quando as pessoas já tinham os seus agendamentos e não temos conseguido contactar muitas dessas pessoas na Região”. Como tal, a Região não conseguiu cumprir “na data que estava a ser prevista”. Pedro Ramos mostrou-se confiante de que a posição da Madeira nas taxas de vacinação a nível nacional será melhor nas próximas duas semanas, porque nós temos as vacinas. Não estamos a conseguir administrar na velocidade que queríamos”, mas será possível recuperar.

O governante quis ainda prestar um agradecimento aos 300 profissionais que estão envolvidos na campanha de vacinação, pedindo que não fiquem “desmotivados”, porque “isto é um trabalho de dedicação à causa pública e à população da Região”.

Notícia completa aqui.

Partilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email