Região atenta à situação epidemiológica no Continente e na Europa

Presidente do Governo diz que o Executivo continuará, como até agora, a adotar as medidas necessárias à não proliferação do COVID na Região.

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, reiterou hoje, quando questionado acerca da legislação nacional, que vem tornar obrigatório o uso de máscara na via pública, que essa decisão foi tomada há muito pelo seu Executivo – a 18 de abril recomendado o seu uso pela população e a 30 de julho determinado o uso obrigatório no espaço público – ressalvando, contudo, que a proposta do PSD nacional aprovada na Assembleia da República “salvaguarda, no caso da região autónoma, ser o parlamento regional a legislar sobre a matéria”.

“O que estava na proposta é que, face à situação de controlo da pandemia na Região, isso seria uma medida que, depois, seria legislada pelo parlamento regional”, referiu Miguel Albuquerque, à margem de uma visita a um novo caminho agrícola, na Ponta do Pargo.

O líder do Executivo voltou a frisar a importância do cumprimento pela população das medidas em vigor na Região – uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos, entre outras –, indicando que os próximos meses, devido à situação epidemiológica na Europa e no Continente – que ainda nem atingiu o seu pico – acarretam grandes desafios e novas medidas.

“Se nós começarmos a relaxar a pensar que isto é uma brincadeira, que só acontece aos outros, vamos ter consequências nefastas”, disse o Chefe do Governo.

Miguel Albuquerque lembrou que, em França, perspetivam-se perto de 100 mil novos contágios por dia e, no Continente, a Ministra da Saúde admitiu uma subida exponencial de novos casos de COVID-19.

“Na quinta-feira vamos tomar as decisões relativamente às equipas desportivas. E vamos tomar, se for preciso, todas as medidas necessárias no sentido de salvaguardar Região Autónoma da Madeira”, indicou o governante.

Fonte: madeira.gov.pt

Partilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email