Seis mil receberam já as duas doses

JM MADEIRA 26/02/2021

O secretário regional da Saúde e Proteção Civil referiu ontem que a Madeira já recebeu mais de 29 mil vacinas contra a covid-19, e que, até final de março, são esperadas 43.550 vacinas.

Pedro Ramos respondia a Cláudia Perestrelo, deputada do PSD, que considerou que a vacinação tem decorrido “de forma exemplar, organizada, sem atropelos e com muita eficácia” na Região, onde “mais de seis mil pessoas já receberam duas inoculações”. O secretário complementou a informação, garantindo que estão a ser respeitados os critérios de prioridade.

“Como havia escassez de vacinas, teve de haver uma triagem”, disse o governante. “Estamos a vacinar todos aqueles que devem ser vacinados. Temos respeitado escrupulosamente.”

O governante destacou que começaram por ser vacinados os profissionais de saúde, seguindo-se os utentes dos lares, e que a Região foi pioneira ao vacinar certos grupos profissionais, como farmacêuticos, médicos dentistas, ou estudantes de medicina e enfermagem que estão a estagiar no hospital.

Melhorias na Saúde

Ricardo Lume, do PCP, acusou o Governo de camuflar os problemas da saúde na Região com a pandemia, afirmando que “a saúde não é só covid, e por isso é preciso garantir que há uma resposta cabal para os problemas”. O deputado único comunista chamou a atenção para as listas de espera e para o “objetivo não concretizado” de um médico de família para todos os madeirenses.

O secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos afirmou que a cobertura de médicos de família, na Região, está nos 72%, e que, apesar dos constrangimentos, foram realizadas mais consultas ao nível dos cuidados primários, e que 14 especialidades melhoraram o desempenho.

Notícia completa aqui.

Partilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email