Hoje há 14 novos casos positivos a reportar, pelo que a RAM passa a contabilizar 653 casos confirmados de COVID-19 no território regional. Trata-se de 2 casos importados (1 provenientes Venezuela e 1 da Região Autónoma dos Açores) e 12 casos de transmissão local, associados, na maioria, a contactos de casos positivos anteriormente identificados. Dois novos casos estão associados a 1 caso importado também identificado hoje e, em 2 situações, os contactos estão ainda sob investigação.
O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM vem pelo presente atualizar a informação sobre a situação epidemiológica da COVID-19 na Região Autónoma da Madeira (RAM):
- Até ao dia 18 de novembro, foram contabilizadas na RAM 2113 notificações de casos suspeitos de COVID-19, dos quais 1460 não se confirmaram.
- Hoje há 14 novos casos positivos a reportar, pelo que a RAM passa a contabilizar 653 casos confirmados de COVID-19 no território regional. Trata-se de 2 casos importados (1 provenientes Venezuela e 1 da Região Autónoma dos Açores) e 12 casos de transmissão local, associados, na maioria, a contactos de casos positivos anteriormente identificados. Dois novos casos estão associados a 1 caso importado também identificado hoje e, em 2 situações, os contactos estão ainda sob investigação.
- A assinalar que 1 dos casos de transmissão local identificados hoje diz respeito a um profissional de saúde do Serviço de Saúde da RAM, EPERAM, com associação a 1 caso positivo já identificado.
- Hoje há mais 9 casos recuperados a reportar. A região passa a contabilizar 484 casos recuperados de COVID-19.
- Até à data, foram registados 2 óbitos associados à COVID-19 na RAM.
- São 167 os casos ativos, dos quais 67 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 100 são casos de transmissão local. Relativamente à residência dos casos ativos, 50 são não-residentes e 117 são residentes na RAM.
- Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 37 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 125 em alojamento próprio e 5 pessoas encontram-se internadas na Unidade Polivalente dedicada à COVID-19.
- Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 975 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que respeita a vigilância de viajantes, 7818 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.
- No total, há 112 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, 3 provenientes da operação de rastreio implementada no aeroporto da Madeira e 109 relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24. Investigações epidemiológicas estão em curso.
- Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 16924 chamadas, mais 105 chamadas nas últimas 24h.
Relativamente a outros testes para despiste de COVID-19 realizados, assinala-se que:
- No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 107448 colheitas para teste à COVID-19 realizadas até às 17h30 de hoje;
- No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM para teste de PCR ascendem a 168247.
Esta Informação será atualizada diariamente e sempre que a situação epidemiológica justifique.
Mais informação sobre o projeto MadeiraSafeToDiscover e o respetivo registo de viajantes no sistema de vigilância da COVID-19 está acessível em madeirasafetodiscover.com e madeirasafe.com.